Empresa de criação de sites: 6 pontos para observar antes de contratar
Em primeiro lugar, a ideia desse post é simplesmente mostrar alguns pontos, ao contratar uma empresa de criação de sites. Basicamente, você tem três opções.
Portanto, você pode contratar uma empresa, um webdesigner freelancer, ou ainda você pode estudar design, programação e colocar mão no código.
Apesar de hoje em dia ser mais fácil desenvolver pequenos sites por conta própria, para que você obtenha sucesso nessa empreitada, saiba que alguns dias ou meses serão investidos nesse processo.
Existem hoje, desde de simples plataformas de arrastar e soltar, cursos gratuitos no YouTube como do canal curso em vídeo do professor Gustavo Guanabara e ainda os pagos mas com valores bem acessíveis, como na plataforma Udemy.
Empresa de criação de sites: como contratar uma
Caso você esteja disposto a contratar algum profissional, vou passar aqui alguns pontos que considero básicos, mas importantes. Algumas perguntas que você deve fazer.
- Veja o site da empresa que você quer contratar.
- Analise o portfólio da empresa ou profissional.
- Tempo para criar um site, qual o prazo.
- Plataforma WordPress ou criar do zero.
- Canais de suporte.
- Quanto uma empresa de criação de sites cobra?
1º – Veja bem o site da empresa de criação de sites que você quer contratar
Embora isso possa parecer óbvio, preste muita atenção no site da empresa que você quer contratar. Eu particularmente não concordo com a expressão: “casa de ferreiro, espeto de pau”.
Se o site do profissional que você está pesquisando estiver desatualizado, com botões que ainda são imagens, se a página não carrega direito, o formulário não envia e não funciona no celular, desista antes de embarcar nessa aventura.
Você provavelmente terá problemas no seu site também.
Hoje a criação de sites otimizados para dispositivos móveis como celulares e tablets, é obrigatória. De acordo com pesquisa publicada no site G1 em agosto de 2019:
Por mais um ano, o celular foi tido como o meio preferencial de acesso dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 97% usou o celular como dispositivo de acesso à internet.
Por isso, navegue ao máximo pelo site da empresa que quer contratar e teste ao máximo a navegação pelo computador e celular.
2º – Analise o portfólio da empresa ou profissional
Em segundo lugar, agora que você gostou do site da empresa que quer contratar, é hora de avaliar o que ele já produziu para seus clientes.
Visite os sites que ele já criou, observe o design e se a navegação é boa. Igualmente, pode averiguar os segmentos de clientes em que ele atuou, veja se ele já atendeu algum cliente com um site perto do que você busca.
Ainda que, mesmo um portfólio extenso pode demonstrar pouca criatividade. Depois que você navegou pelo portfólio, é bom observar se todos os sites são praticamente iguais, só mudam as logos e cores.
Geralmente os sites nesses padrões são muito limitados para mudanças e ainda são pobres de design e usabilidade.
A experiência também é um fator a ser levado em consideração. Quanto tempo de estrada ele tem? Por outro lado se esse profissional não se atualizou, de nada adianta anos de experiência.
Apesar de ter muita gente talentosa aguardando uma oportunidade, nem sempre as opções mais baratas vão te gerar bons resultados.
3º – Tempo para criar um site, qual o prazo
Em diversos projetos, o prazo não é cumprido e pode se tornar um problema para o cliente.
Muitas vezes o cliente tem pressa para lançar o produto ou serviço. São feitos orçamentos, combinada a forma de pagamento, definido as etapas de trabalho e começa o desenvolvimento.
Nessa primeira etapa você contratante, já consegue avaliar o profissional. Observe o tempo de resposta de uma email, um whats, se demorar muito pode ter certeza que você poderá ter problemas.
Geralmente o prazo de mercado fica entre 30 a 60 dias dependendo da complexidade do projeto.
E quando a culpa é do cliente?
O trabalho inicia a todo vapor, são definidos todos aspectos de layout e design, o cliente enviar a logo e até alguns materiais inicias e então desaparece.
Você deixou o cliente a vontade para separar os materiais que haviam sido combinados. Os textos e imagens da empresa, as informações das páginas definidas.
Esse é o fator que mais gera atraso e até mesmo desistência do projeto.
Então como evitar esse transtorno?
O ideal é que, quando for contratar uma empresa, você tenha todo conteúdo separado e organizado.
Se você está pensando em criar seu site, é importante dedicar um bom tempo para produção desse material.
Ele é vital para seu projeto finalizar com sucesso e ser lançado dentro do prazo.
4º – Plataforma WordPress ou criar do zero
Criar um site do zero é possível, mas tenha em mente duas coisas. Levará mais tempo e provavelmente sairá mais caro porque realmente demanda muito trabalho. Apesar de ter colocado no título WordPress, poderia citar diversas outras opções dependendo do seu objetivo.
Em primeiro lugar, se o que você busca for um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo), com certeza o WordPress é a melhor opção. Se você busca por uma loja virtual, temos fortes candidatos. Magento, WooCommerce (do WordPress), PrestaShop, Opencart etc.. Com certeza 80% das empresas vão escolher algum desses para fazer o seu site ou loja virtual.
Gosto muito de criar sites com WordPress pela facilidade de customização, além de uma enorme comunidade ativa espalhada pelo mundo. Diversas atualizações são realizadas constantemente e muitos programadores e webdesigners produzem temas com layout e funcionalidades excepcionais. Posso citar ainda os plugins que podem ajudar em alguma situação específica para o seu negócio.
Pode até ser meio intimidador para alguns o painel administrativo do WordPress, mas você se acostuma. A grande vantagem de utilizar ele é que caso um dia você canse dele, você tem um leque enorme de opções para migrar e atualizar.
Não vou afirmar que ele é a melhor solução em todos os casos mas pode ser uma excelente escolha para seu projeto sair do papel.
5º – Canais de suporte
Como funciona o suporte após a entrega do site? Quais garantias e prazos? Uma coisa que deve ser sempre bem explicada é a diferença entre suporte técnico e alterações pós entrega. Muitos clientes, optam por não manter uma mensalidade com a empresa contratada. Ao mesmo tempo que economizam, podem acabar ficando na mão.
Apesar de não ser a coisa mais complexa do mundo, existe um porque de se cobrar uma taxa de manutenção. Manter um site online demanda, hospedagem, envio de emails funcionando, renovação de domínio, backups e atualizações de segurança.
Além disso, ainda acho relevante fazer melhorias constantes. Uma troca de arte da capa, uma home nova, um slider diferente.
6º – Quanto uma empresa de criação de sites cobra?
O último ponto, que na maioria das vezes é o fator decisivo na contratação, é o valor que a empresa cobra para desenvolver um site.
Essa é a resposta, que todos gostariam de saber antes mesmo de entrar em contato. O problema é que a resposta realmente depende.
Quanto custa para fazer um site depende de alguns fatores
- Qual a complexidade do projeto
- Quantas páginas tem
- O design precisa ser exclusivo
- Quais as funcionalidades que o site deve ter
- Ele precisa se comunicar com algum outro software
- O conteúdo virá pronto ou será desenvolvido
Primeiramente depende da complexidade do projeto. É um site institucional? Uma loja virtual? Essa loja terá 10 produtos ou 1000? Quem ficará responsável pela inserção do material? Tudo isso são fatores decisivos na hora de montar o orçamento.
O que realmente determina o valor de um site é ou ao menos deveria ser o tempo em horas da criação do site.
Eu vejo as vezes na internet, anúncios de sites baratos de R$299,00 e confesso que não consigo entender. Em segundo lugar é claro que o orçamento do cliente irá determinar o profissional que ele vai contratar.
Acredito que existem profissionais e opções para todos tipos de empresas e diferentes orçamentos. Tem para as que estão iniciando e para aquelas que já estão mais consolidadas e buscam melhorias no sistema.
Em resumo por hoje é isso. Espero que ter esclarecido algumas dúvidas para quem está em busca de uma empresa ou freelancer para criação de um site. Apesar de não conseguir abordar todos tópicos possíveis, espero ter auxiliado um pouco na sua decisão. Por fim, caso tenha alguma dúvida ou até sugestão de um tópico deixe um comentário ou entre em contato.
Deixe um comentário